PROJETO PREVÊ PRIMEIRO EMPLACAMENTO EM CONCESSIONÁRIAS

Na semana passada, o presidente da Fenadesp e do Sindepar, Everton Calamucci, esteve no Triângulo Mineiro, na cidade de Uberlândia, com o vice da Fenadesp, José Eurípides Fernandes, para discutir questões referentes ao primeiro emplacamento realizado diretamente por concessionárias.

Tal ato já acontece em algumas localidades do país e existe um projeto previsto para implantação no Distrito Federal, conforme fala do presidente do Sindicato das Concessionárias de Veículos do DF, Arcélio dos Santos Junior, no vídeo abaixo.

É importante salientar que o projeto também prevê a isenção da vistoria veicular nesses casos, o que é inadequado por não haver a verificação do odômetro; como também, em ouros casos, a terceirização de vistorias para empresas, afetando diretamente a categoria dos despachantes.

Na ocasião, foi elaborada uma petição, que posteriormente foi protocolada no Detnatran em Brasília, na qual é solicitada que diretores dos Detrans não permitam tal arbitrariedade, pois infringe a lei 13.709, que trata da proteção de dados do cidadão. O objetivo é que esse projeto seja barrado e não avance para outros estados do Brasil.

“Esse projeto capilariza as informações dos cidadãos, sem nenhum controle, colocando em risco os dados pessoais dos contribuintes brasileiros. Nossas ações não vão ficar só por aqui já que a Fenadesp propôs uma audiência pública junto à Câmara Legislativa do Distrito Federal para coibir tais atos que ferem o interesse da classe dos despachantes e dos brasileiros em geral”, afirmou Everton Calamucci.