MANIFESTO DO PRESIDENTE AOS DESPACHANTES DO PARANÁ

Hoje 21 de setembro comemoramos o dia do despachante do Paraná.

Diferentemente dos outros estados nosso dia advém da data da promulgação da Lei 12.327/98, que regulou nossa atividade, que alias continua sendo uma das mais avançadas no Brasil.

Temos muito a comemorar, pois concluímos nosso curso de capacitação, com a participação quase que total dos nossos companheiros.

Encontramos o caminho para o futuro, que se dá com a qualificação profissional. No dia 5 de outubro em Curitiba estaremos realizando um grande evento para a entrega destes certificados, aos despachantes de Curitiba e região metropolitana, e posteriormente na região norte.

Por outro lado enfrentamos diversos problemas, em especial as atividades de proprietários de empresas de vistorias que almejam tomar essa prerrogativa que historicamente sempre foi nossa para si, bem como cartorários que tentam impor suas vontades através de Resoluções emitidas pelo Denatran, (Resolução 398) empresários de concessionárias, locadoras, e lojistas de veículos usados que usam de nossos profissionais para auferir lucros, etc.

Contra tudo isso tenho lutado incansavelmente, de forma humilde, buscando garantir a nossa atividade, em Brasília no Congresso Nacional, em Curitiba na Assembleia Legislativa, Ministério Publico, Governo do Estado, e principalmente junto ao DETRAN/PR, alertando os companheiros em todos os rincões do Paraná para os perigos e problemas que afligem nossa categoria.

Ao longo deste período, tenho sofrido todo o tipo de calunia destes grupos, mas também dentro de nossa classe, pois alguns despachantes se aliaram aos mercadores inimigos de nossa categoria contra as reformas e projetos implementados pelas entidades (Sindepar / Fenadesp). Alguns aderiram às empresas de vistorias, inclusive se tornando proprietários para depois explorar os próprios companheiros de trabalho,( dividir para depois assaltar com mais facilidade) outros se vendendo participando inclusive de matérias na televisão se passando inclusive por presidente do sindicato, mandado e.mails, aos companheiros no sentido de desorientar nossa gente. Outros se colocaram ao lado das empresas locadoras e as concessionárias, defendendo interesses de mega empresários que são na verdade seus patrões. Talvez não entenderam o grave momento histórico que vivemos. Mas devo ressaltar que é uma minoria.

Sua tática é desmoralizar nossas entidades, mas não conseguirão, pois nossa luta continuará ainda mais forte. Não cederei, a pequenos grupos de insurgentes. Combaterei essa gente com energia contando com o apoio de todos os despachantes do Estado do Paraná, principalmente os humildes. Não se brinca com uma categoria e com mais de quatro mil famílias que vive deste trabalho. Não omitirei nomes dos traidores. Nossa categoria irá julga-los com firmeza e justiça.

Muito obrigado.

Viva os despachantes do Paraná!

EVERTON CALAMUCCI

PRESIDENTE DO SINDEPAR