DIRETORIA DO SINDEPAR TOMA POSSE EM EVENTO DA FECOMÉRCIO

Na noitede ontem (7) foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindepar(Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná), no Senac Curitiba, para opróximo quadriênio. Everton Calamucci foi reconduzido à presidência dosindicato pelo presidente do Sistema Fecomércio SescSenac PR, Darci Piana.

A profissão de despachante foi criada para atender à necessidade de cuidar da legalizaçãodocumental de automóveis,pois este procedimento era informal até a década de1940. A regulamentação dessa atividade foi feita somente em 1951. E, para representaresse segmento foi fundada a Associação Profissional dos Despachantes doTrânsito no Estado do Paraná, em 1970, que deu origem ao Sindepar.

“Filiadoà Fecomércio PR, este sindicato realiza um excelente trabalho. Calamuccicontribui com o segmento tanto nesta entidade como no Conselho de Contribuintesdo Estado do Paraná. Destaco os projetos de modernização elaborados nestagestão, que resultarão na melhoria de todo o trânsito do estado”, disse opresidente Piana.

Calamuccifrisou a importância da qualificação dos profissionais desta área e mencionou aintenção de elaborar cursos voltados para o segmento. Também enfatizou aparceria com a Fecomércio PR. “Temos um grande suporte técnico desta entidade,eum apoio constante”.

Já osubchefe da Casa Civil, Eduardo Pimentel, que representou o governador BetoRicha, falou sobre a parceria com o sindicato. “Esta gestão de governo éembasada no diálogo, por isso a intenção é aproximar as entidades paranaenses”,comentou.

Segundo odiretor do Detran, MarcosTraad, desde 2011 ambos exercem ações para estreitar orelacionamento. “Isso vem sendo feito para compreendermos melhoro trabalho dosdespachantes, e, assim,planejarmos recursos tecnológicos para facilitar a vidada população e também destes profissionais”, explicou.

Entre os objetivos para o próximo quadriênio estão: a luta pelos interesses dacategoria, impedir que empresas privadas realizem serviço de vistoria no lugarde despachantes, garantir e trazer benefícios para a continuidade da profissãoe recuperar o licenciamento para os despachantes.

AIFecomércio