RICHA RECEBE SINDEPAR E APRESENTA PROJETOS DO DETRAN PR

Governador conheceu a nova diretoria eleita no Sindepar junto com os delegados representantes do interior do Estado.

Um dia histórico para a classe dos Despachantes do Paraná. Esta frase resume todas as atividades realizadas pela nova diretoria executiva do Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná (Sindepar) no dia 16 de Abril de 2014. No mesmo dia, uma comitiva de representantes dos despachantes de trânsito visitou e foi muito bem recebida em duas das instâncias máximas do poder no Estado do Paraná: a Assembleia Legislativa e o Palácio Iguaçu. Ainda no mesmo dia, à tarde, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR), a Diretoria do Detran deu posse aos novos delegados do Sindepar, que representam os despachantes do interior do Estado. Tudo isto mostra o respeito que o Sindepar adquiriu perante as instâncias superiores da classe dos despachantes.

A categoria dos despachantes de trânsito vive hoje, um momento único em toda a história da classe, pois através das ações do Sindepar em parceria com o Detran-Pr, está promovendo o início de uma nova era para a profissão, que é a ‘ressignificação’ do conceito da palavra ‘despachante’. O Despachante Paranaense já há muito tempo desempenha mais atividades que um despachante de outros Estados da Federação faz, pois pratica atividades mais amplas que a simples representação dos contribuintes junto ao Estado, quando faz vistorias e monta os processos de documentação. No entanto, as próximas ampliações das atividades do despachante de trânsito, já em processo de implantação, irão reforçar ainda mais esta característica exclusiva do Despachante Paranaense, que deixa de apenas representar o contribuinte perante o Estado para agora também representar o Estado para o contribuinte. Para ser mais claro, vamos a um exemplo, que está previsto na nova lei dos despachantes sancionada pelo Governador Beto Richa em 2013, que prevê a padronização das fachadas dos escritórios dos despachantes em todo o Estado do Paraná, para que o contribuinte ao adentrar em qualquer um destes escritórios, se sinta em um ambiente que representa este Estado.

O mais importante, é que a classe como um todo, compreenda este processo e que cada um contribua fazendo a sua parte, para ampliar e melhorar os serviços dos despachantes para a sociedade. Uma das formas de iniciar a sua contribuição é acompanhar o trabalho da Diretoria do Sindepar, questionar, tirar dúvidas, dar sugestões e participar dos debates. Neste mesmo sentido, principalmente para os despachantes do interior, todos devem conhecer o trabalho do delegado representante da sua região, principalmente agora que é de conhecimento público quais despachantes são delegados do Sindepar. Inclusive, devem cobrar a atuação destes delegados sobre os problemas regionais, que são corriqueiros em todo o Estado.

Um abraço a todos os companheiros.

Felipe Brugg.