VISTORIA ELETRÔNICA É LANÇADA NO PARANÁ

Com o intuito de dar mais segurança às vistorias veiculares,o Detran PR e o Sindepar, em parceria com a Companhia de Informática e Comunicação do Paraná (Celepar), lançaram, na noite de ontem, o aplicativo para vistorias eletrônicas. O evento, que aconteceu no restaurante Dom Antônio, em Curitiba, reuniu cerca de 1400 pessoas.

A nova ferramenta funciona através do celular e permite que vistoriadores do Detran PR e despachantes enviem à autarquia fotos e dados dos veículos, com mais agilidade e sem uso de papéis. Esse avanço tecnológico segue o previsto nas resoluções 095/1998 e 282/2008 do Conselho Nacional de Trânsito(Contran).

Na cerimônia de lançamento, o diretor geral do Detran PR,Marcos Traad, ressaltou a importância do diálogo com o sindicato para a construção do aplicativo. “Hoje realizamos mais um sonho que foi construído coma participação dos despachantes. Nós vamos continuar avançando e estamos abertos ao diálogo”, disse.

Representando o governador Beto Richa, o secretário de infraestrutura e logística do Paraná, José Richa Filho, também destacou que o comunicação foi determinante para efetivação do projeto da vistoria eletrônica. “A criação da ferramenta foi baseada em um objetivo comum e, com ela, será possível atender o cidadão com mais qualidade e custos mais baixos”, afirmou.

O presidente do Sindepar, por sua vez, enfatizou que o Paraná é o estado pioneiro nessa tecnologia, que, futuramente, poderá ser implantada em todo país. E, igualmente, enfatizou a parceria com o governo,Detran e outros parceiros, para a concretização da ideia.

Dentre as autoridades, também estavam presentes Jacson Leite, diretor presidente da Celepar; Ubirajara Shrgiber, Marco Aurélio de Araújo Barbosa e Tércio Alves de Albuquerque, diretores do Detran PR; Paulo César Nauiack, representante da Fecomércio; João Bresolin, da Ferroeste; e o vice-presidente do Sindepar, William Araújo Roberto.

O aplicativo, inicialmente, está disponível apenas para o sistema Android. Para baixá-lo, basta acessar o Google Play. O login e senha usados para a realização das vistorias eletrônicas são os mesmos utilizados no site do Detran PR.

Confira em breve, em nosso site, o vídeo explicativo do uso da ferramenta.

Verônica Xavier – AI Sindepar