Os despachantes de trânsito do oeste paranaense vêm por meio desta nota, representados pelos respectivos delegados regionais do Sindicato dos Despachantes de Trânsito do Paraná – Sindepar, manifestar total repúdio às manifestações de alguns colegas, também despachantes de trânsito – incluindo lideranças conhecidas no meio – realizadas por meio das redes sociais, especialmente no aplicativo WhatsApp, criticando algumas iniciativas do Sindepar, de forma nada produtiva e com observações rancorosas.
Numa tentativa clara de desmerecer o árduo trabalho da atual Diretoria e dos Delegados Regionais, implicaram-se até mesmo com a criação da segunda subsede do Sindepar, na cidade de Cascavel, em que o sindicato está atendendo uma antiga reivindicação dos despachantes desta região e que é considerado um avanço, para todos os profissionais que serão atendidos no local.
A inauguração da subsede está prevista para o dia 17 deste mês e contará com a presença dos despachantes de todo o Paraná e é um momento histórico, de extrema importância, que permitirá a aproximação da instituição junto aos despachantes de trânsito mais distantes da capital – inclusive já está prevista a abertura de mais uma subsede em outra região do Estado.
Claro que esta ação do Sindepar incomoda alguns colegas pelo fato desta Diretoria ser a primeira que estendeu sua atenção para o interior do Estado, fazendo jus à proposta de ser uma instituição de base estadual. Desta forma, é nítida a sincronia de alguns colegas opositores desta Diretoria – que nesta ação não passaram de três – em buscar por meio destas postagens, inflamar nossa gente com o intuito claro de desmotivar e desunir, criando pânico inclusive em projetos de grande avanço e relevância para toda a classe. Mas os verdadeiros despachantes, aqueles que têm as mãos calejadas de tirar decalques, trocar placas e lacres e atender seus clientes, sabem distinguir o bom trabalho dos discursos falaciosos.
Estes colegas se fazem de desentendidos de forma maldosa, e demonstram desdém pelas decisões tomadas nas assembleias gerais do Sindepar, realizadas por todo o território estadual, questionando as prestações de contas da Diretoria e os encaminhamentos tomados. É interessante frisar que apesar da ampla divulgação destes eventos oficiais do Sindepar, os críticos sempre se fazem ausentes numa tentativa – diga-se ilusória – de dar legitimidade para suas reclamações.
Esperamos que a imensa maioria que acompanha estas manifestações não se deixe abater e, apesar da profunda tristeza e indignação que estas ações têm nos provocado, continuaremos firmes na luta pelo desenvolvimento da nossa profissão, e reafirmamos que este tipo de crítica merece nosso total repúdio.
Cascavel, 10 de Março de 2017.
Edison Norberto Teixeira – Delegado Regional de Cascavel
Edson Fontana Manarim – Delegado Regional de Foz do Iguaçu
Com o apoio dos demais Delegados Regionais do Sindepar