Presidente do Sindepar, Everton Calamucci, ressalta a importância do trabalho do despachante para a economia do Estado. Confira na matéria divulgada pela Agência de Notícias do Paraná.
Nos 100 primeiros dias de gestão, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) priorizou reduzir custos, desburocratizar os serviços oferecidos aos cidadãos e dar enfoque à educação no trânsito, que será o mote desta gestão. A economia no período chega a R$ 12,9 milhões. As ações incluem a revogação, revisão e redução de contratos, licitações não viabilizadas, além de cortes nos gastos com a folha de pagamento.
O diretor-geral do Detran, Cesar Kogut, destaca que a meta é que o departamento seja uma instituição de excelência em educação, engenharia e fiscalização de trânsito, tendo como premissa tecnologia de ponta para desempenhar sua missão. “Além disso, vamos promover a segurança no trânsito e a cidadania, dando apoio às investigações policiais e às ações socioeducativas nas áreas de habilitação, registro de veículos e educação para o trânsito”, afirma.
Entre as principais ações realizadas nestes 100 dias, estão as educativas, como a Operação Verão, Operação Volta às Aulas, Operação Carnaval, Blitz do Dia Internacional das Mulher e Paraná Cidadão, entre outras, impactando mais de 34 mil pessoas. Também foram promovidos 185 cursos de reciclagem para condutores infratores.
Na área de fiscalização, foram distribuídos etilômetros (bafômetros) e outros insumos com o objetivo de intensificar as ações para coibir infrações no trânsito.
ECONOMIA – O Detran do Paraná já implantou postos de vigilância monitorada com sensores e câmeras em 67 unidades do Interior do Estado, reduzindo despesas. Antes, a vigilância contratada para garantir a integridade das unidades do departamento era feita exclusivamente de forma presencial.
Outra medida adotada nestes 100 dias foi a publicação de um novo edital para empresas fazerem o credenciamento para o Registro de Contratos de Financiamento. O objetivo é reduzir a taxa de alienação fiduciária para o cidadão que comprar um veículo financiado.
TECNOLOGIA – O sistema de Vistoria Digital, por meio de aplicativo de celular, disponibilizado neste ano para servidores do Detran/PR e despachantes, trouxe agilidade às vistorias de veículos. No método tradicional o procedimento demorava 10 minutos, tempo que caiu para três minutos.
Na próxima etapa serão atendidos também fabricantes de placas, que poderão deixar de lado a vistoria feita manualmente. A Vistoria Digital também reforçou a segurança do processo, uma vez que o veículo é fotografado de todos os ângulos, evitando fraudes.
Mais um avanço previsto é efetivação do Sistema de Atendimento Agendado nas Ciretrans que, implantado de forma gradativa nas unidades, vai reduzir as filas e o tempo de espera do cidadão.
Outra facilidade para os usuários é a disponibilização de diversos serviços por meio do site, aplicativo ou totens de autoatendimento do Detran instalados em locais de grande circulação de pessoas. Com exceção de serviços que necessitam da presença do cidadão, como a biometria, é possível solicitar, agendar e consultar a maior parte dos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná por meio digital.
Fonte: Agência Estadual de Notícias – PR