SINDEPAR RECEBE WAGNER MESQUITA

Na manhã de hoje (18), o Sindepar recebeu o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, pela primeira vez no Sindicato. No encontro, foram conversadas questões referentes aos municípios que não têm despachantes e sobre a nova lei da categoria.

Everton Calamucci, presidente do Sindepar, abriu a reunião agradecendo a vinda da diretoria do Detran-PR ao Sindicato e falando sobre a redução da frota de veículos no Paraná, ocasionada pela Placa Mercosul. Ainda, aproveitou a oportunidade para apresentar o delegado Felipe Brugg, da região de Guarapuava, que na ocasião representou todos os delegados do Estado.

Na sequência, o deputado estadual Alexandre Curi, ressaltou a importância de dar encaminhamento à nova Lei do Despachante e também elogiou o estilo de gestão da nova diretoria, que busca uma parceria maior com os parceiros do Detran-PR.

Quando conversado sobre a Nova Lei do Despachante, Wagner Mesquita propôs a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar, com participação do Sindepar, para a retomada da revisão do texto, com maior celeridade possível.

Everton Calamucci, também enfatizou a urgência do andamento da lei para a categoria. “Nosso projeto de lei está parado há muito tempo e faremos o que for necessário para que caminhe e chegue logo à Assembleia Legislativa”, disse ele.

Durante as conversas, o diretor de operações da autarquia Adriano Furtado, do Detran-PR, falou que a preocupação com os municípios sem despachantes também é do Detran-PR e que está em estudo uma emenda na legislação para que despachantes de municípios próximos possam atuar temporariamente nessas localidades. Ainda, dialogou com o Sindicato a possibilidade de um concurso público para novos despachantes nessas cidades, após a pandemia acabar.

“O poder público não tem condições de estar em todos os lugares. Nós precisamos dos despachantes”, finalizou Mesquita.

Além dos citados, estavam presentes: Francisco Arestides, vice-presidente do Sindepar; Paulo Kronéis, assessor político do Sindepar; Marcos dos Santos, assessor jurídico do Sindepar; Nei Barbosa, assessor técnico do Sindepar; Jaqueline de Almeida, diretora de tecnologia e desenvolvimento do Detran-PR; Francisco José Batista da Costa, diretor administrativo financeiro do Detran-PR; Nelson Ademar Piske, chefe de gabinete da diretoria-geral do Detran-PR.