Sindepar e Assovepar formam parceria para Renave

Sindepar e a Associação Revendedores Veículos Automotores no Estado Paraná – Assovepar firmaram uma parceria para que os profissionais despachantes possam efetuar os processos de transferências de propriedade para o nome das revendas multimarcas de veículos junto ao Detran-PR, originadas no processo de entrada de veículos via Sistema Registro Nacional de Veículos em Estoque – Renave.

Sob a orientação do próprio órgão, as diretorias das duas entidades se reuniram e formalizaram um acordo de parceria mútua, uma vez que concordam que os processos de transferência de propriedade para as lojas via Renave trazem como vantagem a redução da respectiva taxa junto à autarquia. Todavia concordam também que o procedimento pode ser mais célere quando envolver a participação do profissional despachante na etapa junto ao site do Detran-PR, bem como no momento de conferência da documentação e finalização da transferência, que hoje só ocorre através do servidor público na Ciretran.

Com a formalização do pedido ao Detran-PR, o órgão poderá liberar sistemicamente aos despachantes as funções pertinentes ao Renave de usados. Além de reduzir significativamente o tempo da operação, a participação dos Despachantes paranaenses permitirá que o lojista tenha tempo para dedicar-se ao seu negócio, sem enfrentar filas para entrega física da documentação ou ter a dependência da disponibilidade da Ciretran para finalizar o processo.

Conforme explica o despachante Marcos dos Santos Junior, presidente do Sindepar ,“numa segunda etapa as duas entidades solicitarão que as vistorias efetuadas pelos Despachantes paranaenses possam também ser atribuídas às transferências à lojas via Renave, de modo a aprovar o veículo para trânsito na via pública, fazendo com que seja liberada também a emissão do CRLV-e em seu nome após a finalização, o que atualmente não ocorre”.