Você já deve ter visto nos grupos de Whatsapp ou nas redes sociais a campanha de valorização do Despachante paranaense que começou na semana passada. Sindepar e CRDD-PR estão mais uma vez juntos, neste momento, para valorizar a profissão, colocando em foco a importância de se cobrar honorários juntos.
Como Despachantes de uma mesma região podem cobrar preços muito diferentes pelo mesmo serviço? Pois é, principalmente no interior do Estado já foi visto situações em que um cobra R$50 e outro R$200 pelo mesmo serviço. E essa prática de cobrar muito barato para garantir um cliente só denigre a categoria e lança uma concorrência desleal, prejudicando outros colegas.
“O que a categoria precisa entender que a questão dos honorários não é a de cobrar o que custa o nosso serviço, mas sim o que vale nosso serviço. Nós levamos comodidade, segurança, agilidade aos clientes. E isso tem um valor agregado, que é o que garante a existência dos Despachantes no Paraná”, afirmou Marcos dos Santos Junior, presidente do Sindepar.
Enquanto o Conselho está revendo o estatuto para prever punições e estabelecer formas de fiscalização de tais práticas, o Sindepar entra na campanha no sentido educativo e convida todos os Despachantes a participarem desse movimento, cobrando o que é devido pelo seu trabalho.
Despachante paranaense: cobre honorários que reflitam a importância do seu trabalho!