Detran Digital em audiência pública

143

Na tarde de ontem, quarta-feira (7), a Assembleia Legislativa do Paraná foi palco da audiência pública Detran Digital, que teve como objetivo apresentar à população os serviços digitais oferecidos pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Durante o encontro, representantes do órgão detalharam as funcionalidades disponíveis no site e no aplicativo oficial, além de divulgarem as mais recentes inovações implementadas no processo de digitalização.

A audiência foi proposta pelo deputado Batatinha (MDB), que também lidera o Bloco Temático Digital e da Inovação da Alep. Ele ressaltou a importância de ampliar o acesso da sociedade às informações sobre os serviços digitais do Detran. “O Bloco precisa entender o que é o Detran Digital e quais são os benefícios que o povo paranaense tem. Muitas vezes, a população não tem conhecimento”, afirmou o parlamentar.

Representando o Fórum das Entidades Ligadas ao Detran-PR, o CRDD-PR e o Sindepar, Douglas Bienert destacou o papel fundamental dos profissionais que atuam em parceria com o Detran, especialmente no uso da tecnologia para agilizar os processos. “Hoje o Detran vai fazer 1 milhão de transferências por ano. E 80% disso é feito pelos despachantes”, pontuou. Confira abaixo a fala na íntegra.

A mesa de debates contou com a participação de diversas autoridades ligadas ao setor de trânsito e tecnologia. Estiveram presentes Adriano Furtado, diretor-geral do Detran-PR; Luiz Fernando Gaspari, diretor de Gestão de Pessoas; Osvaldo Messias, diretor de Operações; Carlos Vitor Kaimoto, diretor de Tecnologia e Informação; Eduardo Schuelter, chefe da divisão especializada de atendimentos veiculares; Edgar Santana, delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito; Gilmar José de Deus, secretário de Inteligência Artificial do TRE-PR; o tenente-coronel Ribas, do BPTrans; e Justino Rodrigues da Fonseca, representante do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Paraná; e Letícia Menegaço de Camargo, presidente da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados da Organização dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB/PR). Representantes do Sindepar e CRDD-PR também marcaram presença em nome dos despachantes paranaenses.

A audiência pública proporcionou um espaço para esclarecer dúvidas, apresentar dados e fortalecer o diálogo entre o poder público, entidades de classe e a população sobre o futuro digital do atendimento no trânsito do Estado.