MOBILIZAÇÃO DO SINDEPAR E FECOMÉRCIO DEFINE QUESTÕES DO AUMENTO DE IPVA PARA NÃO AFETAREM FROTAS

Mesmo com o aumento de 2,5% para 3,5% na alíquota do IPVA aprovado no pacote do tarifaço proposto pelo governo, o reajuste vai ficar apenas para os veículos de propriedade particular.

O índice não atinge a frota do setor de transportes e locadoras, o que na visão dos empresários teriam impactos negativos com proporções incalculáveis.

Era uma das preocupações do presidente do Sindepar Everton Calamucci. “Haveria uma fuga em massa para outros estados onde o IPVA é menor e desta forma as frotas de ônibus, veículos de locação e outros que fazem parte da frota de transportes não entraria na arrecadação dos cofres públicos do governo gerando prejuízos irreparáveis”, disse.

Segundo Everton, a participação do presidente da Fecomécio PR, Darci Piana, que representou os despachantes na reunião, foi fundamental. “ Estivemos reunidos no último final de semana no Hotel SESC Caiobá em Matinhos, onde discutimos vários pontos que teriam reflexos negativos para a categoria e governo.O Piana entendeu que ambos perderiam com as saídas das frotas na arrecadação e tomou frente as negociações”, ressaltou Everton.

Segundo Darci Piana, tudo só foi possível porque houve uma mobilidade rápida do presidente do Sindepar em apontar a questão. “A participação do sindicato dos despachantes foi de garantir a permanência dos frotistas no estado”, disse Piana.

Sérgio Scalone –  AI Sindepar