PALAVRA DO PRESIDENTE – FINAL DE ANO

O ano de 2014 foi extremamente movimentado: ano de eleições no Sindepar, que nos deram a honra de continuar à frente desta entidade, pelo terceiro mandato consecutivo. Foi também ano de copa do mundo, eleições para deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da república. Enfim, foi um ano que ficará marcado.

Conseguimos manter nossa atividade, garantindo ao despachante paranaense a continuidade das suas atribuições sem sofrer perdas, mas pelo contrário, a classe saiu fortalecida no meio político e, principalmente, junto à diretoria do Detran PR e o governo do Estado.

Claro que tudo não foi um mar de rosas, pois a economia brasileira sofreu muito com a queda nas vendas, no comércio e na indústria. O nosso setor não foi diferente, pois o mercado de automóveis, que tem influência direta sobre a nossa produção de serviços, sofreu um forte desaquecimento, reduzindo as transferências veiculares e afetando os escritórios de despachantes.

No final deste ano tivemos o aumento do IPVA, entretanto, atentos à situação, fomos à mesa de negociação e, prontamente atendidos pelo governador Beto Richa que entendeu a importância da manutenção da alíquota e 1% pra veículos de frota, caminhões e ônibus. Para resolvermos esse assunto tivemos também o apoio do presidente da Fecoméricio, Darci Pianna, que esteve junto no diálogo com o governo.

Nosso maior aprendizado foi perceber que para ser um sindicalista é preciso saber negociar e, neste sentido, o ano que passou mostrou o amadurecimento desta diretoria.

Vem aí 2015 e as reformas de base irão prosseguir. O nosso projeto “Novo Dia” (o único que foi apresentado até hoje, em 60 anos de atividade no Brasil) continuará, para atingirmos nossas metas e dando ao despachante de trânsito maior autonomia em seu trabalho, junto a uma gama maior de responsabilidades. Em nosso caminho estarão a nova vistoria veicular e os cursos de aperfeiçoamento profissional, para atingirmos o exercício pleno da atividade e enfrentarmos os desafios da modernidade.
Desejo a todos os despachantes de trânsito, suas famílias e seus funcionários os mais sinceros votos de um próspero ano de 2015.

Everton Calamucci – Presidente do Sindepar