Na reunião, realizada na sede do Departamento de Trânsito do Maranhão – Detran MA, Everton encontrou-se com a diretora geral Larissa Abdalla, o deputado estadual Bira do Pindaré, a diretora operacional Adriana França, representantes do Sindicato de Despachantes de Veículos do Maranhão e alguns profissionais da classe do Estado.
De acordo com a autarquia, o Maranhão é o terceiro estado brasileiro viabilizar aos despachantes o acesso para as operações de emissão de impostos, taxas, multas e outros emolumentos referentes aos serviços de registros, transferência, licenciamento e demais serviços relativos a veículos ciclomotores, automotores e reboques, através do sistema Seati.
Para a diretora geral do Detran MA a implantação foi uma vitória. “Se o Detran credencia despachantes é porque delega a eles, ainda que, parcialmente, o desempenho de atividades de sua competência e, esta, contém um componente primordial, que é a confiança. Todos são nossos parceiros e, a partir de hoje, esperamos que se consolide ainda mais um fórum de diálogo entre nós”, disse Larissa.
Já Everton, acentuou a parceria com o Detran MA. .“É uma iniciativa extraordinária que causará agilidade na emissão dos documentos, descongestionamento dos guichês de atendimento, facilitando em muito o trabalho do órgão junto à sociedade”, disse.
Valdimeire Xavier, presidente do Sindesma agradeceu ao Detran MA pelo ato que proporcionará à classe autonomia, atendimento ágil e qualificado.
Ao final, os despachantes presentes participaram de um primeiro treinamento técnico.
A assinatura do decreto ocorreu durante a Semana Nacional de Trânsito, que ocorreu entre os dias 18 e 25 de setembro com ações realizadas em todo o Brasil.
Verônica Xavier Gabardo – AI Sindepar