PARANÁ É PREMIADO POR APP DE VISTORIA ELETRÔNICA

O Governo do Estado do Paraná foi o grande vencedor do 14ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico – e-Gov 2016, pelo desenvolvimento do aplicativo de vistoria digital de veículos. A premiação ocorreu no último dia 09, durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop), no Centro de Convenções do Amazonas, em Manaus.

O sistema de vistoria eletrônica utilizado no Estado contou com uma parceria entre Celepar, Detran PR e Sindepar para seu desenvolvimento. Através dele, vistoriadores e despachantes transmitem informações via internet, dispensando a utilização de papéis e tornando o processo mais rápido. Com ele, foi possível triplicar a capacidade de vistorias da autarquia e dos despachantes credenciados.

“Nós, despachantes do Paraná, fizemos parte também da modernização da vistoria, pois abraçamos esta nova modalidade que deu certo. Muitos estados estão querendo adotar o mesmo modelo de vistoria, por ser barato e eficiente”, declarou Everton Calamucci, presidente do Sindepar.

Para o diretor-geral do Detran PR, Marcos Traad, a premiação demonstrou que o Paraná saiu na frente. “Com a vistoria eletrônica, os processos ficaram mais rápidos e confiáveis. Assim, ampliamos a capacidade de prestação de serviços ao cidadão, diminuímos filas e aumentamos a satisfação dos usuários com o atendimento prestado pelo Detran e pelos despachantes credenciados”, declarou ele.

Prêmio e-GOV

O Prêmio e-Gov, que é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, visem a modernizar a gestão pública em benefício da população. Neste ano, vários projetos foram inscritos, e o Sistema de Vistoria Digital de Veículos foi o vitorioso entre os 14 trabalhos finalistas.

Verônica Xavier Gabardo – AI Sindepar