SINDEPAR PROMOVE O MAIO AMARELO

Na noite de sexta-feira (19), em Foz do Iguaçu, aconteceu o evento alusivo ao Maio Amarelo, organizado pelo Sindepar. O objetivo da ocasião – que reuniu cerca de 800 pessoas, entre despachantes, convidados e autoridades da cidade – foi ressaltar a importância do movimento para a diminuição do número de acidentes de trânsito, diante dos despachantes e convidados presentes.

Na abertura, o delegado do Sindepar da região de Foz do Iguaçu, Edson Manarim, agradeceu a participação dos despachantes nas blitz e distribuição de materiais que estão acontecendo na cidade, bem como a presença de todos no evento.

Em seguida, Gilberto Ivan dos Santos, membro do Observatório Nacional de Segurança Viária e do movimento Cidade Unida, falou sobre o comprometimento da categoria com o Maio Amarelo. “Desde 2014 contamos com a ajuda dos despachantes nas ações realizadas em Foz do Iguaçu e somos gratos”, disse ele.

Depois, Everton Calamucci, presidente do Sindepar, falou sobre a relevância do movimento e o engajamento dos despachantes. “Nós somos um sindicato cidadão, nos comprometemos não somente com a classe, mas também com a sociedade. Por isso, fazemos questão de trabalhar em causas como esta”, afirmou o presidente. Aproveitando o momento, Everton entregou uma placa de agradecimento a Jacson Carvalho Leite, presidente da Celepar, pelos serviços prestados pela empresa, que facilitam o trabalho dos despachantes e, consequentemente, da sociedade.

Delegados do Sindepar presentes no evento

Na sequência, Marcos Traad, diretor-geral do Detran-PR, pediu que todos fizessem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito. Em seu discurso, agradeceu o apoio do Sindepar e da Celepar para o sucesso do projeto da vistoria digital. “No Paraná, enquanto eu for diretor, não admitiremos vistorias realizadas por terceiros”,  garantiu ele. Ainda, Traad afirmou que em breve, após os testes e treinamentos, todos os escritórios do Estado estarão realizando a apropriação e finalização dos processos.

Por fim, o deputado federal Nelson Padovani retomou a importância do movimento e citou seu projeto de renovação da frota de veículos com mais de 17 anos, com redução de 60% do IPI.

Além dos citados, estavam presentes na mesa Josnei Fagundes Marquardt, secretário executivo do gabinete de gestão integrada; Rogério Quadros, presidente da Câmara de Foz do Iguaçu; e Karl Stoeckel, diretor de gabinete da Prefeitura, representando o prefeito Chico Brasileiro.

Após a cerimônia, os convidados puderam desfrutar de um jantar, acompanhado de música ao vivo, que contou com a participação de Marcos Traad na gaita de boca.

Sobre o Maio Amarelo

Com o tema “Minha escolha faz a diferença”, este ano o movimento parte da ideia de que todos (motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres) fazem diferença ao terem consciência de evitar qualquer acidente de trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento internacional, que tem como foco tornar o trânsito mais seguro e diminuir o número de acidentes.