PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO DE VENDA ONLINE

Desde a última sexta-feira (12), os despachantes de trânsito do Paraná começaram a receber em seus e-mails um comunicado informando que o sistema do site www.comunicarvenda.com.br já está disponível para cadastro e utilização pela categoria.

A plataforma online “Comunicar Venda”, entrega e confirma a informação de comunicação de vendas em tempo real, imediatamente após a entrada das informações no sistema.

Este sistema é desenvolvido pela empresa Selo Autêntico Serviços Digitais, que possui convênios com Detran-PR e Anoreg. Portanto, este serviço que será oferecido pelos despachantes é semelhante ao oferecido pelos cartórios. A comunicação de venda é realizada por um processo mais ágil e seguro, já que todas as informações são criptografadas e seladas.

Este acordo entre Sindepar e Selo Autêntico Serviços Digitais foi amplamente divulgado pela instituição através do site oficial do Sindicato, podendo ser acessado nos links a seguir:

[+] Sindepar faz acordo para Comunicação de Venda Online [+] Sindepar recebe representantes da Selo Autêntico

Confira a seguir as respostas a algumas dúvidas.

1. É obrigatória a adesão dos despachantes a este sistema de comunicação de venda?

Não. É importante ressaltar que a adesão ao sistema é opcional a cada despachante, conforme a sua estratégia de negócios, e que o intuito do acordo é apenas gerar mais um serviço e fonte de renda à categoria. Como o Sindepar representa um universo de mais de 1.000 profissionais no Estado, é normal que para uns o sistema seja vantajoso para o seu portfólio de serviços oferecidos aos clientes, e, para outros, não seja.

2. Para quem vai o dinheiro do custo de cada comunicação de venda realizada pelo sistema?

O Detran-PR não tem arrecadação neste valor. O custo do serviço cobrado dos despachantes é arrecadado pela Selo Autêntico que possui convênio com a Anoreg.

3. É obrigatório abrir conta corrente no Banco Rendimento para aderir ao sistema “Comunicar Venda”?

Não. O sistema “Comunicar Venda” funciona como pré-pago. O despachante pode comprar crédito através da sua conta no Banco Rendimento, e também pode comprar de outras formas, como boletos e cartões, de crédito e débito. No entanto, o Banco Rendimento é a instituição financeira parceira do Sindepar, e apenas há recomendação dos serviços prestados, sem haver obrigatoriedade de adesão.

4. Se aderir ao sistema “Comunicar Venda” estarei fortalecendo os cartórios, nossos adversários em outras épocas?

Não, pelo contrário. O Sindepar apenas está oferecendo um sistema que, no momento, é o mais moderno que existe para comunicação de venda, porque é em tempo real e permite aos profissionais experimentarem outras ferramentas tecnológicas para o trabalho. O sistema “Comunicar Venda” traz aos despachantes de trânsito a oportunidade de oferecer aos seus clientes um serviço similar aos que os cartórios oferecem aos vendedores de veículos. As disputas com a Anoreg são referentes a outro modelo de serviços prestados por cartórios, que não ocorre aqui no Paraná, mas sim no Rio Grande do Sul, no caso os CRVA’s.

5. O despachante de trânsito é obrigado a cobrar o valor sugerido pelo serviço ou tabela dos cartórios?

Não. O sistema “Comunicar Venda” apenas sugere um valor de venda, mas o despachante possui total liberdade para definir o preço de venda no seu escritório, conforme a própria planilha de custos e política de formação de preços.

6. Se aderir ao sistema “Comunicar Venda” posso continuar trabalhando com o sistema atual de executar este serviço, junto ao Detran-PR?

Sim. O despachante pode operar com os dois sistemas e utilizar, a cada serviço, o que julgar mais conveniente. Se precisar de um serviço urgente, utiliza um, se o cliente não exigir urgência, utiliza o outro. E claro que com os respectivos custos. O sistema “Comunicar Venda” não substitui o sistema atual, apenas é uma ferramenta adicional, para quem quiser utilizar.

7. Os créditos do sistema “Comunicar Venda” têm prazo de validade para utilização? Em quanto tempo o crédito expira?

Não, os créditos não expiram nunca. O sistema “Comunicar Venda” é uma plataforma pré-paga, disponibilizada a todos os despachantes do Paraná. O despachante adquire créditos que serão consumidos à medida que realiza comunicados de venda.

8. E quando a portaria 407 entrar em vigor, este serviço não se tornaria obsoleto?

Não. Em primeiro lugar este é apenas um sistema adicional para executar o serviço de comunicação de venda. Em segundo, a portaria 407/2015 ainda não está em plena implementação e, quando ocorrer, provavelmente a comunicação de venda será similar ao sistema “Comunicar Venda”, mas ainda será realizada por canais diferentes. E, em terceiro lugar, vale lembrar que vários grupos econômicos estão trabalhando em projetos na área de trânsito que é dinâmica e está em constante evolução, e nunca é demais conhecermos outros caminhos para prestar nossos serviços. O Sindepar é uma das poucas instituições deste país que está defendendo a categoria dos despachantes de trânsito e, este é mais um trabalho neste sentido.

Qualquer adicional sobre o sistema “Comunicar Venda” poderá ser esclarecida pelo telefone (41) 3532-9134 ou pelo e-mail [email protected].